segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tema Aleatório: Radioatividade

  Radioatividade é o nome de um fenômeno citado constantemente pelas pessoas e pela mídia. Mas, afinal, o que é radioatividade? Alguns diriam que é uma coisa muito legal, porque brilha, mas o seu conceito vai muito além disso.


 
  O que é radioatividade?
  Radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, realizado por alguns elementos químicos que emitem radiação, uma espécie de energia que produz fluorescência. Os materiais radioativos possuem átomos instáveis e estão perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). Essa radiação é usada para diversos fins e pode trazer graves consequências quando entra em contato com os seres vivo, como doenças e deformações corporais.

  Onde é usada a radioatividade?
  A radioatividade é usada na produção de energia nuclear e na medicina (radioterapia), principalmente. Porém, há diversos produtos que possuem materiais radioativos em sua composição.

  Quais são as classes de radiação?
  Existem três classes de radição: alfa, beta e gama. Cada uma dessas três classes possuem características específicas que são responsáveis pela diferenciação entre elas. As partículas gama são as mais perigosas quando entram em contato com organismos vivos, causando deformações e deficiências, como foi dito acima.

  
Acima, pode-se observar uma imagem meramente ilustrativa que mostra os efeitos da radioatividade no decorrer do tempo com o corpo e a mente dos organismos vivos.

 

Um comentário:

  1. nossinhoro.

    radioatividade também é usada na fabricação de cookies radioativos, iscas lindas pra você conseguir seu aribiri gigante nas colinas azuis secretas. \o/

    ResponderExcluir